COMO A LOGOTERAPIA PODE AJUDAR AS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS
LEGO agora é coisa séria!! Vários estudos educacionais e médicos no Reino Unido e nos EUA constataram que grupos que usaram Legos como recurso ajudaram a desenvolver e reforçar as habilidades de jogo e habilidades sociais.
Dentre os benefícios da “LEGOterapia” estão:
– Comunicação verbal e não -verbal
– Atenção
– Concentração
– Partilha e troca
– Resolução de problemas compartilhada
– Atenção
– Concentração
– Partilha e troca
– Resolução de problemas compartilhada
Como funciona “LEGOterapia”?
Prédio de peças de Lego é uma experiência multisensorial, de forma que os projetos de construção podem ser adaptados às necessidades específicas de qualquer pessoa, tais como àquelas com cegueira, surdez, deficiência de mobilidade, autismo ou TDAH. Mas o modelo para a maioria dos programas de terapia Lego é o mesmo e consiste em:
1 . Definir as regras básicas: os participantes sugerem e acordam regras simples e que todos entendam. O grupo concorda e trabalha em um projeto que não é muito fácil e também não é muito difícil. As regras são postados como um lembrete.
2 . Funções atribuídas: cada participante recebe um papel, e os papéis são alternados com os outros membros do grupo durante a tarefa. Dentre as funções, temos:
Engenheiro – supervisiona o projeto e garante que ele é seguido
Construtor – coloca os tijolos juntos
Fornecedor – mantém o controle da quantidade, do tipo e da cor dos tijolos que são necessários e repassa os tijolos para o construtor
Facilitador do grupo – garante que a equipe está trabalhando em conjunto e comunicar
Construtor – coloca os tijolos juntos
Fornecedor – mantém o controle da quantidade, do tipo e da cor dos tijolos que são necessários e repassa os tijolos para o construtor
Facilitador do grupo – garante que a equipe está trabalhando em conjunto e comunicar
3. Siga os princípios. A Terapia com Lego tem um maior benefício a longo prazo quando se incorpora alguns fundamentos:
– Ter de um tempo dedicado e um espaço para a atividade
– Usar a comunicação não-verbal, tanto quanto possível
– Usar a linguagem declarativa em vez de comandos ou perguntas
– Planejar os passos da atividade
– Incentivar a colaboração
– Usar a comunicação não-verbal, tanto quanto possível
– Usar a linguagem declarativa em vez de comandos ou perguntas
– Planejar os passos da atividade
– Incentivar a colaboração
Se isso parece muito ambicioso, comece com apenas um ou dois elementos e vá gradualmente expandindo. A grande coisa sobre Legos é que você pode começar do zero a qualquer momento.
4 . Papel de facilitadores adultos
Emoções podem ser intensificadas durante um projeto Lego. Há geralmente uma pessoa que insiste em fazer as coisas da maneira “correta”, e uma outra pessoa que gosta de experimentar coisas várias maneiras diferentes só para ver como cada um olha. Um facilitador adulto pode facilitar interações positivas, sugerir compromissos, fornecer instruções conforme necessário e manter o grupo na tarefa.
5. Tenha mais ideias
Existem vários aplicativos gratuitos que permitem a construção virtual e até o aprimoramento de ideias.
– O LEGO App4+é um app para Android.
– Bricks & More é um aplicativo para o iPhone , iPad e Android , apropriado para as idades de 4 anos e acima.
– Lego Digital Designer é um aplicativo para as idades de 5 e para cima, e os usuários podem compartilhar suas criações no site da Lego . É uma ótima introdução ao desenho assistido por computador .
– Master Builder Academy ( MBA) é um programa de treinamento online para os construtores avançados!!
E você já utilizou o LEGO sabendo de tudo isso? Se não, tá na hora de pesquisar e mergulhar nesse universo!
Se você quer conhecer atividades contextualizadas para serem usadas na terapia e estimulação cognitiva, conheça nossos cadernos de exercícios! Todas as questões foram pensadas a partir do cotidiano. Clique aqui e saiba mais!
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