terça-feira, 30 de junho de 2015

APP MINHA ROTINA DIÁRIA

Aplicativo “Minha Rotina Especial”: ferramenta para pais, professores e terapeutas

rotina1

Recebemos um grande presente quando tivemos a oportunidade de conhecer o app “Minha Rotina Especial“. Lançado esse ano o app tem a proposta de ser um aliado na organização da rotina de crianças com deficiência e disfunções (Autismo, Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, dentre outras). A ideia é que seja uma ferramenta útil para pais, professores e terapeuta na organização e manutenção da rotina da criança.  A manutenção de uma rotina é uma prática que organiza e dá sentido ao cotidiano, a rotina comunica e quando bem estruturada dá oportunidade ao desenvolvimento de habilidades.
Os criadores do app, o empresário Paulo Zamboni e o terapeuta ocupacional Regis Nepomuceno, explicam que o programa – disponível para iPads e vendido na Apple Store –  atende uma procura crescente de aplicativos para crianças com deficiência, autismo, síndromes ou déficits motores ou cognitivos e foi lançado considerando as principais demandas desse público. O objetivo é oferecer não apenas a organização da rotina, mas estímulos para o desenvolvimento das crianças e integração de informações para facilitar a comunicação entre os diferentes profissionais, ou seja, um facilitador para a criança, seus familiares e equipe especializada.
A parceria entre o empresário e o terapeuta ocupacional revela um pouco da alma do aplicativo: a integração de saberes para promover o desenvolvimento de crianças com diferentes perfis. Paulo é empresário e especialista em aplicativos, tem um filho autista que adora tecnologia e conhece bem os desafios da rotina para uma criança que precisa se preparar para cada uma de suas atividades. Já Régis tem ampla experiência em orientação e consultoria na inclusão e estimulação cognitiva, para que tanto no ambiente escolar como em casa as crianças possam participar das tarefas com a maior autonomia possível e se integrar aos diversos ambientes.
Ambos conhecem os desafios dessa rotina especial: o planejamento para tantas atividades, a importância da personalização, a comunicação entre os profissionais que atendem a criança e, não menos importante, o fascínio que a tecnologia exerce e as opções de acessibilidade, para alcançar diferentes públicos.
O conhecimento da família sobre a execução das tarefas, aquilo que a criança mostra mais resistência ou dificuldade para fazer, os interesses e características são informações que nem sempre a escola e os profissionais de reabilitação conseguem acompanhar. Promover o trabalho conjunto  e estimular o desenvolvimento da criança são alguns dos objetivos do programa. “Quanto mais as informações estiverem ao alcance de toda a equipe e quanto mais a criança participar dessa rotina, do planejamento à execução das tarefas, melhor será seu desenvolvimento”, defende Régis.
“Se a criança já usa e gosta de um aparelho, nada melhor do que fazer dele um canal de aprendizagem, lúdico e estimulante e oferecer isso para o máximo de famílias, já que tanto a rotina como a integração da comunicação entre os profissionais é um desafio comum a tanta gente”, defende Paulo.
Como funciona o aplicativo?
rotina3
Em formato de agenda, de forma lúdica e de fácil compreensão, “Minha Rotina Especial” mostra os dias da semana, dentro de cada dia as atividades e cada as etapas de cada atividade pode ser acessada ao tocar na mesma. Para tornar a função do aplicativo ainda mais intuitiva, são usadas fotos que um responsável inclui, onde também pode gravar áudio para ajudar na compreensão e orientação das etapas de cada atividade. tudo no aplicativo é personalizável, o que ajuda no reconhecimento da criança das atividades como parte da sua rotina.
rotina2
O aplicativo foi desenvolvido pensando na organização da rotina de uma criança, ou seja, aquele aplicativo será inteiramente personalizado para a rotina dela. Pensando também que a vida é feita de outros momentos que fogem da rotina, no app existe a possibilidade de personalizar os campos “Viagem” e “Imprevistos”. A ideia de Viagens é ter no aplicativo imagens do lugar para onde se vai, as pessoas que encontrará e as atividades que estão previstas, auxiliando na compreensão e na sensação de segurança da criança.  O espaço destinado a Imprevistos é ter algumas imagens que tornem mudanças e novidades na rotina mais concretas, exemplo: professora substituta, uma babá nova, ou condições climáticas que dificultem alguma atividade. A ideia é sempre transformas as mudanças em algo mais concreto possível e a criança entender que a rotina não é sempre igual, às vezes algumas tarefas previstas não são realizadas e outras, não previstas, modificam a rotina, sem que isso precise causar insegurança; assim, mostrando que até as mudanças fazem parte do cotidiano.
Além disso, o aplicativo gera relatórios das atividades para que escola,  terapeutas e familiares trabalhem juntos no processo de desenvolvimento da  criança, o que é um grande desafio: integrar informações, estabelecer objetivos e propor tarefas pertinentes à cada etapa ou desenvolvimento da criança. Mais do que um aplicativo para organizar a rotina, trata-se de um programa para acompanhar e estimular o desenvolvimento, colaborando para a autonomia da criança enquanto facilita a vida de pais e terapeutas pelo compartilhamento de informações valiosas.
Terapeutas, professores e familiares têm a oportunidade de compartilhar e de usar da mesma estratégia e recurso para manter e organizar a rotina das crianças.
Muito legal a ideia do app, não é mesmo? Vocês podem encontrá-lo na Apple Store (clica aqui) e saber mais informações do site www.minharotina.com.br
Para tirar dúvidas, a equipe envolvida no app está à disposição de vocês no contato@minharotina.com.br

V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog C@st da Mih compõe o MiniC@st da Mih e como o nome já diz é um mini podcast de maior freqüência , podendo ser diário ou semanal...de...