domingo, 4 de janeiro de 2015

TÉCNICAS DE RELAXAMENTO PARA ALUNOS AGITADOS...

ENSINAR O ALUNO A RELAXAR: QUANDO USAR?
As técnicas de relaxamento servem para relaxar uma criança inquieta e nervosa, aquelas que não conseguem se concentrar, as que possuem medos e tensão e mesmo para aquelas que não conseguem falar em público pela ansiedade excessiva.
 
Para propor um momento de relaxamento, devemos proporcionar um ambiente tranquilo e sereno começando com um jogo durante quinze minutos, diariamente, por pelo menos vinte dias.
 
Sendo assim, podemos ensinar os alunos a:
 
- relaxar mãos e pés: feche a mão direita, contando até cinco e abra. Repita este procedimento por três vezes e troque de mão fazendo o mesmo;
 
- relaxar o pescoço: mexa o pescoço para a direita e a esquerda por cinco vezes. Depois para frente e para trás e, finalmente, dar uma volta com a cabeça por cinco vezes. Esta atividade pode ser feita de pé ou sentada;
 
- relaxar os dedos; deitado em um colchonete com uma música calma, relaxar os dedos e fazer um círculo com o dedos;
 
- exercícios de respiração: pode ser feito deitado ou de pé. Encher os pulmões de ar. Contar até dez e soltar. Iniciar com três repetições e ir aumentando até dez;
 
- observa e imagina: deitado e um colchonete, com uma música calma, peça para o aluno pensar em algo e que fique pensando nesta cena por pelo menos dez segundos;
 
- imaginação; peça que o aluno imagine uma nuvem branca muito grande e no meio dela um ponto preto. Peça para o aluno fixar a atenção no ponto preto por trinta segundos.

By Atividadeparaeducacaoespecial.com   

COMO DIMINUIR O STRESS DAS VIAGENS NAS FÉRIAS

5 dicas para diminuir o estresse nas viagens de férias

Fonte traduzida: http://www.autismspeaks.org/blog/2014/12/19/holiday-road-trips-five-tips-reduce-stress

Embora as férias sejam um tempo maravilhoso para passar com a família e amigos, viagens podem ser estressantes para muitas pessoas com autismo e seus parentes. Para algumas famílias, dirigir para visitar parentes pode se tornar uma tarefa complicada. No entanto, com um pouco de planejamento você pode ajudar a deixar as viagens mais tranquilas para todos. Para isso, reunimos algumas dicas para você manter em mente quando se prepara para uma viagem de carro durante as férias.

1. Leve suprimentos

Uma boa estratégia para manter as crianças felizes no carro, ônibus ou avião é uma mala com vários brinquedos, jogos e distrações para o seu filho. Considere a compra de alguns brinquedos e itens pequenos e bem baratos e os coloque em uma sacola para levar na viagem - vai ser emocionante quando seu filho abrir. Descobrir brinquedos novos irá ocupá-lo por um pouco mais tempo. Outras coisas para levar:
  • Brinquedos preferidos
  • Livros
  • Música
  • Fones de ouvido
  • Itens sensoriais portáteis
  • Roupas para trocar
  • Se o seu filho comunica-se usando um método alternativo, certifique-se que você está levando todos os dispositivos necessários
Se você tem um iPad, tablet ou leitor de DVD portátil, estes podem ser muito bons para manter seu filho ocupado no carro. Baixe um filme antes da viagem ou leve alguns de seus DVDs favoritos para ele assistir.

Certifique-se também de trazer alguns lanches e bebidas favoritas, especialmente se o seu filho tem restrições alimentares, para evitar quaisquer problemas relacionados à fome.



2. Use suporte visual

Crianças com autismo, muitas vezes, se dão bem com imagens e efeitos visuais. Antes de saírem, vocês poderiam fazer uma programação bem visual (como uma história em quadrinhos) da viagem, para que seu filho saiba o que esperar. Inclua coisas como intervalos para banheiros, paradas para refeições e atividades que seu filho possa fazer no carro, por exemplo.

3. Dê espaço

Se você tem mais de uma criança acomodada, as probabilidades delas começarem a incomodar-se entre si é grande. Pense em algumas maneiras de garantir que cada criança tenha seu próprio espaço e uma não invada o espaço da outra. Considere levar um travesseiro grande para colocar entre os assentos, ou, se possível, deixe um assento livre no meio caso esteja no carro. Certifique-se que os irmãos têm seus próprios brinquedos para evitar brigas. No ônibus e avião, deixe as crianças separadas, ficando ao lado de uma. Fones de ouvido são bons, pois cada criança pode ouvir sua própria música ou assistir seu próprio filme.

4. Faça uma pausa!

Antes de sair, analise a duração da sua viagem. Quanto tempo seu filho ficará sentado antes de começar a ficar impaciente? Se você está planejando dirigir por algumas horas, selecione algumas paradas estratégicas em que o seu filho poderá sair, esticar as pernas, usar o banheiro, e escapar do carro por alguns minutos. Certifique-se de ouvir o seu filho quando ele indicar que precisa parar para fazer uma pausa - melhor perder um pouco de tempo do que enfrentar um pico de ansiedade na estrada!

No entanto, tenha em mente que algumas crianças têm problemas com paradas frequentes. Se este for o caso do seu filho, tente limitar o número de vezes que ela tem que entrar e sair do carro.

5. Pratique e comportamento positivo recompensa

Em vez de esperar até que seu filho tenha um comportamento desafiador, tente perceber os momentos em que ele está sentado em sua cadeira de forma adequada e calmo. Recompense isso com um sorriso, um carinho. Você pode até pensar em uma recompensa especial para seu filho no final da viagem por ter se comportado bem e seguido as regras.

Para as crianças que não gostam de viajar, é bom praticar com pequenas distâncias antes da grande viagem! Comece levando seu filho em uma curta distância de carro. Então, gradualmente, aumente a duração do tempo.

Embora a perspectiva de várias horas no carro possa soar estressante, um pouco de preparação pode te ajudar a fazer uma viagem mais suave!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Como aplicar a LEI DA TERMINALIDADE ESPECÍFICA

Educação Inclusiva

Como funciona a terminalidade específica para os alunos que não apresentam evolução na aprendizagem?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394\96, Inciso II do Artigo 59, Resolução CNE\CEB 02\01, Artigo 16 e Parecer do Conselho Nacional de Educação 17\01, é prevista a terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências. A terminalidade específica prevê viabilizar ao aluno com grave deficiência intelectual ou múltipla, que não apresentar resultados de escolarização previstos no Inciso I do Artigo 32 da LDBN, terminalidade específica do ensino fundamental, por meio da certificação de conclusão de escolaridade, com histórico escolar que apresente, de forma descritiva, as competências desenvolvidas pelo educando, bem como o encaminhamento devido para a educação de jovens e adultos e para a educação profissional. Cabe aos Estados e Municípios estabelecerem critérios para o gerenciamento deste dispositivo legal. Mais informações Planalto do Governo - Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 - http://www.planalto.gov.br

terça-feira, 8 de julho de 2014

FRASES SOBRE DIVERSIDADE

Este Blog
Link daqui
Blogs que acompanho
Este Blog
 
 
 
 

Frases para Reflexão sobre diversidade


"Há homens que lutam por um dia e são bons; há outros que lutam por um ano e são melhores;  há outros, ainda que lutam por muitos anos e são muito bons; há, porém, os que lutam por toda a vida, estes são os imprescindíveis." (Bertold Brecht)

"Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos". (E. Galeano)


"E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre." (Chico Xavier)


"A grande ciência da vida é aprender a recomeçar. Recomeçar com confiança e entusiasmo." (Lições de Dorina Gouveia Nowill - Para quem quer ver além)

..."Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem"......"O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido"... (Rubem Alves)

"O conhecimento partilhado em igualdade de condições, com todos, deve ser a motivação de nossa existência" (anônimo)

"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades." ( Hallahan e Kauffman, 1994)
"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Mantoan)

"Um dia quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste" (Sigmund Freud)


"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais". (Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)



"Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres". (anônimo)



"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos."
(Antoine de Saint Exupéry)

"Se queres ser cego, sê-lo as...se podes olhar, vê; se podes ver, repara." (José Saramago/Ensaio sobre a cegueira)

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." (Ghandi)


"capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se."
(Pierre Schurmann)



“Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado” (Albert Einstein)

"Começar já, é metade da ação" (provérbio Grego)

"Se as coisas são inatingíveis, não é motivo para não querê-las. Que tristes os caminhso se não fora a presença distante das estrelas".
(Mário Quintana)


"Em qualquer circunstância existe "possibilidade infinita" (anônimo)


"Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas" (Charles Chaplin)

"A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." (Montesquieu)



"Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário" (Albert Einstein)

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós, deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." (Saint Exupéry)


"Desconhecendo-nos a nós mesmos, frequentemente suplicamos por males que poderes superiores nos negam para o nosso próprio bem." (William Shakespeare)

"Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre. Muitas vezes ficamos tanto tempo olhando para a porta fechada que não vemos a que se abriu." (Helen Keller)


"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes" (Paulo Freire)


"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!" (Dave Weinbaun)

"Por que nos contentamos em viver rastejando, quando sentimos o desejo de voar?" (Hellen Keller)


"A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea" ( Mahatma Gandhi)

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância" (Sócrates)


"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)

"Suba o primeiro degrau com fé. Mesmo que você não veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo." ( Martin Luther King)


" O que importa não é aquilo que fizeram de ti mas, o que vai fazer com o que fizeram de ti" (Sartre )

..."Sem a Educação das Sensibilidades, todas as Habilidades são tolas e sem sentido"...(Rubem Alves)

"Eu acredito na sorte. Toda vez que ela me procura eu estou no meu ateliê trabalhando" (Picasso)

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!" (Francis Bacon)

"A persistência é o caminho do êxito" (Charles Chaplin) 


''Tratar igualmente o igual e desigualmente o desigual'' (Aristóteles )

‏“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos...(Art. 1º)”
Declaração Universal do Direitos Humanos (1948)

"Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos." (M. Luther King

"Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo" (Carlos Drumond de Andrade)

" O universalismo que queremos hoje é aquele que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir daí, surgem muitas diferenças que devem ser respeitadas. Temos direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)


"Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, apenas um para amá-la"
(Carlos Drummond de Andrade)


"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que voce é, a sua reputação é o que os outros pensam de voce. E o que os outros pensam de voce é problema deles" (autor desconhecido)

"O medo cega, (...) já éramos cegos no momento em que cegamos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos" (José Saramago / Ensaio sobre a cegueira)


"Não há barreiras que a mente humana não possa transpor"
(Hellen Keller)

"Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre idéias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma." (Louis Braille)

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita."( Mahatma Gandhi)

"O que me preocupa não é o grito dos maus,é o silêncio dos bons" (Martin Luther King)

"A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem as que se tem." (Josh Billings)

"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma nova história. (Gandhi)"

"Valorize os seus limites, e por certo não se livrará mais deles !" (Richard Bach em Ilusões)

"Um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se." (Gabriel Garcia Marquez)

"Seja a mudança que você quer ver no mundo" (Dalai Lama)

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier)

"Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor sou como o bronze que soa ou o sino que retine...mesmo que tivesse toda a fé a ponto de ,transportar montanhas, se não tiver amor, eu nada serei. (Paulo, carta aos Coríntios, Cap. 13)"

"Nada é tão nocivo para os povos do que darem-se por satisfeitos com meras palavras e aparências." (François Guizot)

"O presente é a sombra que se move separando o ontem do amanhã. Nela repousa a esperança." (Frank Lloyd Wright)

"Se você aproveitar o tempo a fim de melhorar-se, o tempo aproveitará você para realizar maravilhas" (André Luiz)

"Se tentou e fracassou, se planejou e viu seus planos ruírem, lembre-se de que os maiores homens da história foram produtos da coragem, e a coragem bem sabemos, nasce no berço da adversidade." (anônimo)

"O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar." (anônimo)

"Aquilo que repartir, multiplicar-se-á .Aquilo que não compartilhar, dividir-se-á e desaparecerá." (anônimo)

"Quando você tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser etapa." (anônimo)

" Época triste a nossa... mais fácil quebrar um átomo que um preconceito". (Einstein)

"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido." (Fernando Pessoa)

"Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." (Clarice Lispector)

================================

EM RELAÇÃO AOS SURDOS:

"Sem linguagem não somos seres humanos completos e, por isso, é preciso aceitar a natureza e não ir contra ela. Obrigados a falar, algo que não lhes é natural, os surdos não são expostos suficientemente à linguagem e estão condenados ao isolamento e à incapacidade de formar sua identidade cultural."
Vendo Vozes: Uma Viagem pelo Mundo dos SurdosOliver Sacks
"Quando eu aceito a língua de outra pessoa, eu aceito a pessoa.Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos.Quando eu aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, ajudá-los, mas temos que permitir-lhes ser surdo." Terje Basilier

"Os surdos podem comunicar-se mais facilmente e com maior precisão pela Língua de Sinais, porque o cérebro deles se adapta para esse meio e, se forçados a falar, nunca conseguirão uma linguagem eficiente e serão duplamente deficientes."
Vendo Vozes: Uma Viagem pelo Mundo dos SurdosOliver Sacks
"Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..."
Vôo da gaivota, Emmanuelle Laborrit

"Como se sabe, a língua além de ser o principal veículo de comunicação, é também o mais importante meio de identificação do indivíduo com sua cultura e o suporte do conhecimento da realidade que nos circunda. O problema das minorias lingüisticas é, pois, muitas vezes, não apenas a privação da língua materna, mas sobretudo a privação de sua identidade cultural." Lucinda Brito

"A gaivota cresceu e voa com suas próprias asas. Olho do mesmo modo como que poderia escutar. Meus olhos são meus ouvidos. Escrevo do mesmo modo que me exprimo por sinais. Minhas mãos são bilíngües. Ofereço-lhes minha diferença. Meu coração não é surdo a nada neste duplo mundo..."
O vôo da gaivota, Emmanuelle Laborrit

"A língua é a chave para o coração de um povo. Se perdemos a chave, perdemos o povo. Se guardamos a chave em lugar seguro, como um tesouro, abriremos as portas para riquezas incalculáveis, riquezas que jamais poderiam ser imaginadas do outro lado da porta."
Eva Engholm, 1965

" Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo." Ludwig Wittgenstein

" Uma língua é um lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites de nosso pensar e sentir." Vergílio Ferreira
" A Escola deve ser um elemento transformador. A isso, acrescentaríamos: deve sê-lo de modo especial para o surdo, mais do que para qualquer outra criança ouvinte, pois temos que admitir o seu universo, mas transformar a sua deficiência em eficiência. Talvez, mais do que educadores em geral, tenhamos o compromisso com a escola transformadora."
*Alfredo Goldback* adaptação

" No mundo há muitas línguas diferentes, mas cada uma tem seu sentido. Porém, se eu não entendo a língua que alguém está falando, então quem fala é estrangeiro para mim e eu sou estrangeiro para ele."
*Primeira carta de Paulo aos Coríntios* adaptação

" É impossível para aqueles que não conhecem a língua de sinais perceberem sua importância para os surdos: a influência sobre a felicidade moral e social dos que são privados da audição, a sua maravilhosa capacidade de levar o pensamento a intelectos que, de outra forma, ficariam em perpétua escuridão. Enquanto houver dois surdos no mundo e eles se encontrarem, haverá o uso dos sinais."
*J. Schuyler Long* adaptação

" O universalismo que queremos hoje é aquele que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir daí, surgem muitas diferenças que devem ser respeitadas. Temos direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." Boaventura de Souza Santos

" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

segunda-feira, 7 de julho de 2014

MÉTODOS PARA ABORDAGEM


By Instituto Autismo e Vida

Definições

Autismo

Definição da Autism Society of American – ASA (1978) Autism Society of American = Associação Americana de Autismo.


O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças, que possa causar a doença.

Segundo a ASA, os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Incluem:

1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e lingüísticas.
2. Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são: visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo.
3. Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado.
4. Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida.

Fonte: Gauderer, E. Christian. Autismo e outros atrasos do desenvolvimento: guia prático para pais e profissionais. Rio de Janeiro: Revinter; 1997. pg 3.

Definição do DSM-IV-TR (2002)


O Transtorno Autista consiste na presença de um desenvolvimento comprometido ou acentuadamente anormal da interação social e da comunicação e um repertório muito restrito de atividades e interesses. As manifestações do transtorno variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do indivíduo.

Definição da CID-10 (2000)


Autismo infantil: Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por: a) um desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes da idade de três anos, e b) apresentando uma perturbação característica do funcionamento em cada um dos três domínios seguintes: interações sociais, comunicação, comportamento focalizado e repetitivo. Além disso, o transtorno se acompanha comumente de numerosas outras manifestações inespecíficas, por exemplo: fobias, perturbações de sono ou da alimentação, crises de birra ou agressividade (auto-agressividade).

Fonte: http://falandodeautismo.com.br/site/definicoes 


Métodos de Abordagem

ABA

O tratamento ABA envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que o indivíduo possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional; comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática; além de atividades da vida diária como higiene pessoal. A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, auto-lesões, agressões verbais, e fugas também fazem parte do tratamento comportamental, já que tais comportamentos interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo.

Durante o tratamento comportamental (ABA), habilidades geralmente são ensinadas em uma situação de um aluno com um professor via a apresentação de uma instrução ou uma dica, com o professor auxiliando a criança através de uma hierarquia de ajuda (chamada de aprendizagem sem erro). As oportunidades de aprendizagem são repetidas muitas vezes, até que a criança demonstre a habilidade sem erro em diversos ambientes e situações. A principal característica do tratamento ABA é o uso de conseqüências favoráveis ou positivas (reforçadoras). Inicialmente, essas conseqüências são extrínsecas (ex. uma guloseima, um brinquedo ou uma atividade preferida). Entretanto o objetivo é que, com o tempo, conseqüências naturais (intrínsecas) produzidas pelo próprio comportamento sejam suficientemente poderosas para manter a criança aprendendo. Durante o ensino, cada comportamento apresentado pela criança é registrado de forma precisa para que se possa avaliar seu progresso.

O uso da Análise Comportamental Aplicada voltada para o autismo baseia-se em diversos passos: 1- avaliação inicial, 2- definição de objetivos a serem alcançados, 3- elaboração de programas/procedimentos, 4- ensino intensivo, 5- avaliação do progresso. O tratamento comportamental caracteriza-se, pela experimentação, registro e constante mudança. A lista de objetivos a serem alcançados é definida pelo profissional, juntamente com a família com base nas habilidades iniciais do indivíduo. Assim, o envolvimento dos pais e de todas as pessoas que participam da vida da criança é fundamental durante todo o processo.

Concluindo, ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.

Fonte: http://autisters.blogspot.com/2009/07/metodo-aba.html

Entrevista sobre terapia ABA:



FLOORTIME


Desenvolvido pelo psiquiatra infantil Stanley Greenspan, Floortime (ao pé da letra tempo no chão) é um método de tratamento que leva em conta a filosofia de interagir com uma criança autista. É baseado na premissa de que a criança pode melhorar e construir um grande círculo de interesses e de interação com um adulto que vá de encontro com a criança independente do seu estágio atual de desenvolvimento e que o ajuda a descobrir e levantar a sua força.

A meta no Floortime é desenvolver a criança dentro dos 6 marcos básicos para a plenitude do desenvolvimento emocional e intelectual do indivíduo. Greenspan descreveu os 6 degraus da escada do desenvolvimento emocional como: noção do próprio eu e interesse no mundo; intimidade ou um amor especial para a relação humana; a comunicação em duas vias (interação); a comunicação complexa; as idéias emocionais e o pensamento emocional. A criança autista tem dificuldades em se mover naturalmente através desses marcos, ou subir esses degraus, devido à reações sensoriais exacerbadas ou diminuidas e/ou a um controle pobre dos comandos físicos.

No Floortime, os pais entram numa brincadeira que a criança goste ou se interesse e segue aos comandos que a própria criança lidera. A partir dessa ligação mútua, os pais ou o adulto envolvido na terapia, são instruídos em como mover a criança para atividades de interação mais complexa, um processo conhecido como " abrindo e fechando círculos de comunicação". Floortime não separa ou foca nas diferentes habilidades da fala, habilidades motoras ou cognitivas, mas guia essas habilidades propriamente, enfatizando o desenvolvimento emocional. A intervenção é chamada Floortime porque os adultos vão para o chão, para poder interagir com a criança no seu nível e olho no olho.

Tem como meta ajudar a criança autista se tornar mais alerta, ter mais iniciativa, se tornar mais flexível, tolerar frustração, planejar e executar seqüências, se comunicar usando o seu corpo, gestos, linguagem de sinais e verbalização. Se a criança já souber o PECS e a linguagem de sinais, trabalhe com isso no “floortime”. Se a criança ainda não conhecer nem a linguagem de sinais e nem o PECS, não use o “floortime” para começar esses métodos, uma vez que “floortime” não é hora de ensinar, mas explorar a espontaneidade, iniciativa da criança e a verbalização. O mais importante é despertar na criança o prazer de aprender.

Faça da hora do floortime uma hora de diversão, risos, brincadeira e reconheça as oportunidades do dia a dia para solucionar problemas e conseguir suportar mudanças. Use isso na sua rotina trabalhe as expectativas da crianca, o que a criança faz por ela.


PADOVAN

ORGANIZAÇÃO E REORGANIZAÇÃO NEUROLÓGICA


A Organização Neurológica é um processo dinâmico e complexo, mas natural, que leva à uma maturação do Sistema Nervoso Central, tornando o indivíduo apto a cumprir o seu potencial genético, ou seja, pronto para adquirir todas as suas capacidades, incluindo a locomoção, a linguagem e o pensamento. Esta Organização Neurológica, que nada mais é do que o próprio Desenvolvimento Ontogenético, consiste nas fases do desenvolvimento natural do Ser Humano (rolar, rastejar, engatinhar, etc.), que são significativamente importantes na definição do esquema corporal e da lateralidade (maturação do próprio Sistema Nervoso Central), tornando o indivíduo apto a dominar seu corpo no espaço, isto é, a poder fazer todos os movimentos que quiser, voluntários e involuntários.

A Reorganização Neurológica consiste na recapitulação daquelas fases do desenvolvimento natural do Ser Humano, que, dessa forma, vai preencher eventuais falhas da Organização Neurológica original.

ANDAR - FALAR - PENSAR

Quando o processo da Organização Neurológica apresenta alguma falta ou falha em seu desenvolvimento, pode-se, através da Reorganização Neurológica, impor os movimentos de cada fase, utilizando-se de exercícios específicos que recapitulam o processo do ANDAR, desde os seus movimentos mais primitivos até o indivíduo alcançar a postura ereta, dominando o espaço com ritmo e equilíbrio.

Trabalhando a maturação do andar, atingimos consequentemente o FALAR, que também é trabalhado com exercícios para a reeducação das Funções Reflexo-Vegetativas Orais, (respiração, sucção, mastigação e deglutição).

Ajudando o indivíduo a melhor expressar seus sentimentos e emoções - equilíbrio psico-emocional - trabalhamos o PENSAR, abrangendo também áreas específicas da percepção auditiva e visual (atenção, memória, discriminação, análise-síntese) e processos do desenvolvimento da fala, linguagem espontânea (fluência e ritmo) e da leitura e escrita. 

PECS

O Picture Exchange Communication System (PECS), em português, Sistema de Comunicação por Troca de Figuras, foi desenvolvido em 1985 como um pacote de treinamento aumentativo/alternativo único que ensina crianças e adultos com autismo e problemas correlatos de comunicação a começarem a se comunicar. Inicialmente utilizado no Delaware Autistic Program, o PECS é reconhecido mundialmente por se dedicar aos componentes iniciativos da comunicação. Ele não requer materiais complexos ou caros e foi desenvolvido tendo em vista educadores, cuidadores e familiares, o que permite sua utilização em uma multiplicidade de ambientes.

Fases do PECS:

Fase I - Ensina os alunos a iniciarem a comunicação desde o início por meio da troca de uma figura por um item muito desejado.
Fase II - Ensina os alunos a serem comunicadores persistentes - ativamente irem à busca de suas figuras e irem até alguém e fazerem uma solicitação.
Fase III - Ensina os alunos a discriminar figuras e selecionar uma figura que represente um objeto que eles querem.
Fase IV - Ensina os alunos a usarem uma estrutura na frase para fazer uma solicitação na forma de “Eu quero”.
Fase V - Ensina os alunos a responderem a pergunta “O que você quer?”
Fase VI - Ensina os alunos a comentarem sobre coisas no ambiente deles, tanto espontaneamente como em resposta a uma pergunta.
Expandindo o vocabulário - Ensina os alunos a utilizarem atributos, como cores, formas e tamanhos, dentro das solicitações deles.

TEACCH

Em primeiro lugar, o autista é vítima de uma síndrome, e muitos dos seus distúrbios de comportamento podem ser modificados à medida que ele consegue expressar-se e entender o que se espera dele. Outro dado importante é que as crianças autistas são mais responsivas às situações dirigidas que às livres e também respondem mais consistentemente aos estímulos visuais que aos estímulos auditivos. O método Teacch fundamenta-se em pressupostos da teoria comportamental e da psicolingüística. Vamos esclarecer alguns pontos fundamentais da terapia Comportamental para a compreensão do modelo Teacch? 

Além de indicar, especificar e definir operacionalmente os comportamentos-alvo a serem trabalhados, o terapeuta do programa Teacch tem a possibilidade de desenvolver categorias de repertórios que permitem avaliar de maneira qualitativa aspectos da interação e organização do comportamento, bem como o curso do desenvolvimento individual em seus diferentes níveis . É imprescindível que o terapeuta manipule o ambiente do autista de maneira que comportamentos indesejáveis desapareçam ou, pelo menos, sejam amenizados, e condutas adequadas recebam reforço positivo.

Passando para a área da psicolingüística, a prática Teacch fundamenta-se nessa teoria a partir da afirmação de que a imagem visual é geradora de comunicação. A linguagem, inicialmente não-verbal, sendo um sistema simbólico complexo, baseia-se na interiorização das experiências. Ao mesmo tempo que a linguagem não-verbal vai dando significados às ações e aos objetos, vai também consolidando a linguagem interior. O corpo vai incorporando significados através da "ação no mundo" enquanto desenvolve de maneiraprogressiva a comunicação - que pode ser oral, gestual, escrita etc. A linguagem, portanto, é o resultado da transformação da informação sensorial e motora em símbolos integrados significativamente. 

Na terapêutica psicopedagógica do método Teacch trabalha-se concomitantemente a linguagem receptiva e a expressiva. São utilizados estímulos visuais (fotos, figuras, cartões), estímulos corporais (apontar, gestos, movimentos corporais) e estímulos audiocinestesicovisuais (som, palavra, movimentos associados às fotos) para buscar a linguagem oral ou uma comunicação alternativa .Por meio de cartões com fotos, desenhos, símbolos, palavra escrita ou objetos concretos em seqüência (p . ex ., potes, legos etc.), indicam-se visualmente as atividades que serão desenvolvidas naquele dia na escola . Os sistemas de trabalho são programados individualmente e ensinados um a um pelo terapeuta . Quando a criança apresenta plena desenvoltura na realização de uma atividade (conduta adquirida), esta passa a fazer parte da rotina de forma sistemática.

SCERTS 

O QUE É O MODELO SCERTS™?


O Modelo SCERTS™ é uma abordagem abrangente e multidisciplinar para melhorar as habilidades de comunicação e sócio-emocionais de indivíduos com distúrbios do espectro autista.

No Modelo SCERTS™, é reconhecido que a maior parte do aprendizado na infância ocorre no contexto social de atividades e experiências diárias. Assim sendo, esforços para apoiar o desenvolvimento de uma criança dentro do modelo ocorrem com cuidadores e familiares nas rotinas do dia-a-dia em uma variedade de situações sociais, não primariamente através do trabalho com uma criança em isolamento. Oesquema SCERTS™ foi desenvolvido visando objetivos prioritários na comunicação social e na regulação emocional através da implementação de apoios transacionais (por exemplo, apoio interpessoal, apoios de aprendizado), ao longo das atividades diárias da criança e entre parceiros, para facilitar a competência dentro destas áreas identificadas como objetivos. Quando o desenvolvimento de uma criança em comunicação social e em regulação emocional é apoiado, com a implementação estratégica de suportes transacionais, há grande potencial de efeitos positivos abrangentes e de longo prazo ao desenvolvimento da criança em ambientes educacionais e nas atividades diárias.

Acreditamos que um programa eficaz para uma criança com ASD requer o conhecimento especializado de um time de profissionais trabalhando de maneira cuidadosa e coordenada em parceria com pais e familiares. Portanto, o Modelo SCERTS™ é melhor implementado como abordagem multidisciplinar e de equipe que respeita, se utiliza de, e infunde conhecimento especializado de uma variedade de disciplinas, incluindo educação geral e especial, patologias da fala e da linguagem, terapia ocupacional, psicologia infantil e psiquiatria, e assistência social.


SON-RISE


“A participação espontânea da criança em interações dinâmicas, envolventes e estimulantes é fator chave para o tratamento e recuperação do autismo.”

O Programa Son-Rise® apresenta uma abordagem altamente inovadora e dinâmica ao tratamento do autismo e outras dificuldades de desenvolvimento similares – uma abordagem relacional, onde a relação entre pessoas é valorizada. O Programa Son-Rise não é um conjunto de técnicas e estratégias a serem utilizadas com uma criança. É um estilo de se interagir, uma maneira de se relacionar com uma criança que inspira a participação espontânea em relacionamentos sociais. Os pais aprendem a interagir de forma prazerosa, divertida e entusiasmada com a criança, encorajando então altos níveis de desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Psicólogos e especialistas em desenvolvimento infantil têm apontado há décadas que crianças que possuem um desenvolvimento típico aprendem melhor através de experiências interativas e emocionalmente prazerosas com outras pessoas. Nestas interações, a criança é um participante ativo ao invés de um recipiente passivo de informação. Nos últimos dez anos, os pesquisadores têm percebido que o mesmo vale para crianças com autismo e dificuldades similares. As novas perspectivas e pesquisas em relação ao autismo estão começando a perceber recentemente aquilo que o Programa Son-Rise já vem praticando há anos. Este programa tem sido utilizado internacionalmente por mais de 30 anos com crianças e adultos representantes de todo o Espectro do Autismo e dos Transtornos Globais do Desenvolvimento. O Programa Son-Rise é centrado na pessoa com autismo. Isto significa que o tratamento parte do desenvolvimento inicial de uma profunda compreensão e genuína apreciação da pessoa, de como ela se comporta, interage e se comunica, assim como de seus interesses. O Programa Son-Rise descreve isto como o “ir até o mundo da pessoa com autismo”, buscando fazer a ponte entre o mundo convencional e o mundo desta pessoa em especial. Com esta atitude, o adulto facilitador vê a pessoa como um ser único e maravilhoso, não como alguém que precisa “ser consertado”, e pergunta-se “como eu posso me relacionar e me comunicar melhor com essa pessoa?” Quando a pessoa com autismo sente-se segura e aceita por este adulto, maior é a sua receptividade ao convite para interação que o adulto venha a fazer.

O Programa Son-Rise oferece uma abordagem prática e abrangente para inspirar a pessoa com autismo a participar espontaneamente de interações divertidas e dinâmicas com outras pessoas, tornando-se aberta, receptiva e motivada para aprender novas habilidades e informações. A participação da pessoa nestas interações é então fator chave para o tratamento e recuperação do autismo. E o papel dos pais é essencial neste processo de tratamento.

Durante todo o processo, o crescimento emocional dos pais é enfatizado. “Toda a aprendizagem acontece no contexto de uma interação divertida, amorosa e espontânea que inspira tanto pais como filhos. Pais que utilizam o Programa Son-Rise relatam não somente um progresso magnífico no desenvolvimento dos filhos, mas também uma melhora dramática em seu próprio bem-estar emocional.”

O Programa Son-Rise propõe a implementação de um programa dirigido pelos pais na residência da criança ou adulto com autismo. As sessões individuais (um-para-um) são realizadas em um quarto especialmente preparado com poucas distrações visuais e auditivas, contendo brinquedos e materiais motivadores que sirvam como instrumento de facilitação para a interação e subseqüente aprendizagem. Devido às diferenças neurológicas apresentadas por uma criança com autismo, os pais aprendem um novo estilo de interação que difere de como eles se relacionam com crianças de desenvolvimento típico.

O Programa Son-Rise é lúdico. A ênfase está na diversão. Isto significa que os pais, facilitadores e voluntários seguem os interesses da criança e oferecem atividades divertidas e motivadoras nas quais a criança esteja empolgada para participar. O mesmo aplica-se para o trabalho com um adulto. As atividades são adaptadas para serem motivadoras e apropriadas ao estágio de desenvolvimento específico do indivíduo, qualquer que seja sua idade. Uma vez que a pessoa com autismo esteja motivada para interagir com um adulto, este adulto facilitador poderá então criar interações que a ajudarão a aprender todas as habilidades do desenvolvimento que são aprendidas através de interações dinâmicas com outras pessoas (por exemplo, o contato visual “olho no olho”, as habilidades de linguagem e de conversação, o brincar, a imaginação, a criatividade, as sutilezas do relacionamento humano). O Programa Son-Rise instrui os pais na criação destas efetivas interações com a criança ou adulto de forma que eles possam dirigir o programa de seus filhos e ajudá-los durante todas as interações diárias com eles.

Fonte: http://www.inspiradospeloautismo.com.br/

GLOSSÁRIO

AAF - Autismo de Alto Funcionamento
ABA - Aplied Behavioral Annalisys - análise do comportamento aplicada. 
ABA - Aplied Behavioral Annalisys - análise do comportamento aplicada. 
ADHD - Attention Deficit Hyperactivity Disorders 
AHA - Autism Handcap Society - Uma das melhores e mais fortes associações existentes, formada por pais tem uma ótima pagina em http://www.aha.org/ 
API - Autismo precoce infantil . 
AS - Sindrome de Asperger . 
ASA - American Society for Autism ( Associação Americana de Autismo ) . 
Afasia - Incapacidade de COMUNICAR-se devida a lesão no córtice . 
CID-10 - Classificação Internacional de Doenças . 
DA - Défict de atenção . 
DDA - Desordem de Déficit de Atenção . 
DE - Desarmonia evolutiva (DE)é uma terminologia francesa que se adequa hoje ao conceito de S. Asperger. 
DGD - Distúrbio Global do Desenvolvimento. 
DIS - Distúrbio da Integração Sensorial 
DSM-IV - Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders ( Manual Diagnóstico e Estatístico dos Distúrbios mentais . 
Desarmonia Evolutiva - Desarmonia evolutiva (DE) é uma terminologia francesa que se adequa hoje ao conceito de S. Asperger. 
Ecolalia - Tendência a repetir automaticamente sons ou palavras ouvidas. 
Estereótipo - Reprodução fiel , fixo , inalteravel . Em autismo é o nome que se dá a movimentos insitentemente repetitivos , dos quais muitos autistas parecem precisar . 
FGFC - Free gluten free casein. 
Flapping - abanar as mãos. 
HFA - Autismo de Alta Funcionalidade. 
Hiperacusia - Acuidade auditiva exacerbada ; hiperestesia acústica , devida a irritação do nervo ótico . 
Hiperlexia - A definição básica para Hiperlexia seria "Desordem de linguagem com preciosa habilidade para leitura". A Associação Canadense de Hiperlexia e a Associação Americana de Hiperlexia apresentam variações descritas abaixo: 1) "Síndrome que interfere na linguagem e interação social, acompanhada de preciosa habilidade para ler". 2) "Desordem Profunda do Desenvolvimento com sintomas de comportamento autista , mas com uma forte habilidade visual para decodificar e preciosa habilidade para ler". 
IS - Integração Sensorial. 
LIBRAS - LInguagem BRAsileira de Sinais , utilizada por surdos. 
MMR - measles, mumps and rubella (sarampo, caxumba e rubéola) diz-se da vacina tríplice viral. 
PC - paralisia cerebral 
PDD - Pervasive Developmental Disorder) 
Prosopagnosia - Pacientes com prosopagnosia só percebem quem está na sua frente ao ouvirem sua fala ou se fizerem associações quanto ao tipo de vertir , andar , etc. Em alguns casos , a dificuldade de percepção de faces está mais relacionada a aspectos visuais: as faces ficam distorcidas , borradas ou totalmente apagadas ; em outors , apesar de reconhecerem os detalhes das faces (ou seja , saberem se um aface é igual ou diferente de um aourtra) , não sabem se conhecem a pessoa ou não ; em outras palavras , perdem a capacidade de perceber a familiaridade das faces. 
Q.E. - Quociente Emocional . 
Q.I. - Quociente Intelectual . 
Rocking - balançar-se para a frente e para trás. 
SA - Sindrome de Asperger . 
SD - Síndrome de Down, antigamente chamada de mongolismo. 
SGSC - Sem glúten e sem caseína; tradução livre de 
T.I.D. - Transtorno Invasivo do Desenvolvimento 
TB - Transtorno Bipolar, a antiga psicose maníaco-depressiva. 
TDA - Transtorno do Déficit de Atenção. 
TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é o nome que se dá a uma condição em que a pessoa, quando comparada a outra, da mesma idade e sexo, mostra uma sensível redução de habilidades para manter a atenção, controlar suas ações ou dizer algo sem pensar, regular as atividades físicas de acordo com a situação, ser motivada a ouvir os outros e compreender e acatar o que lhe foi dito. O TDAH é causado por uma pequena disfunção cerebral que torna a pessoa incapaz de pensar claramente, de ter um humor estável, de manter as fantasias e impulsos sob controle, de estar satisfatoriamente motivada na vida e de regular essa energia na proporção correta, dentro da situação em que se encontra. 
TEACCH - Treatment and Education for Autistic and Communication handicapped CHildren (Tratamento e educação para crianças autistas e com deficiência de comunicação) 
TGD - Transtorno Global do Desenvolvimento, ou Transtorno Abrangente do Desenvolvimento. 
TOC - transtorno obsessivo-compulsivo. 
Tantrum - birra, acesso de fúria, piti. 
Estereotipias - movimentos repetitivos,como balançar-se e rodar utilizando objetos ou o próprio corpo comumente as mãos.

O Blog C@st da Mih compõe o MiniC@st da Mih e como o nome já diz é um mini podcast de maior freqüência , podendo ser diário ou semanal...de...