sexta-feira, 2 de outubro de 2020

A ANSIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA E ISOLAMENTO SOCIAL


 COLETÂNEA DE INFORMAÇÕES SOBRE A ANSIEDADE EM TEMPOS DE PNDEMIA PARA INSERÇÃO NO PROGRAMA FRIDA ROCK 180- A VOZ DAS FRIDAS!

LINK TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO: https://www.youtube.com/watch?v=PW4_Ysjz9yU

. A pandemia “movimentou” a vida de todos, pois junto com ela vieram novas rotinas, carregadas de incertezas sobre o futuro, insegurança financeira, angústias, entre tantos outros sentimentos. Esses e outros fatores podem desencadear doenças e transtornos como a depressão e a ansiedade.

A crise de ansiedade tem sintomas físicos específicos que faz com que a pessoa perceba que algo diferente está acontecendo. Alguns dos sintomas são: taquicardia, respiração ofegante, sudorese excessiva, tremores, alterações intestinais, insônia, formigamento, falta de ar, alterações alimentares, dores de estômago, enxergar perigo em tudo, pensamentos obsessivos, entre outros.

“A ansiedade como emoção humana é auto-limitada e nos ajuda a criar saídas, soluções para o que está por vir. Ela passa a ser um transtorno mental quando é persistente, de difícil controle, desproporcional às situações que estão mobilizando o sofrimento, invariavelmente acometendo o padrão funcional dessas pessoas. O transtorno de ansiedade pode se manifestar de diversas formas clínicas, como transtorno do Pânico, TOC – Transtorno obsessivo-compulsivo, Fobias, Transtorno de Ansiedade Generalizado e Transtorno de Estresse pós-traumático, e exigem tratamentos específicos.”

Durante uma crise de ansiedade, os pensamentos da pessoa ficam muito confusos e desordenados, por isso, a dica é tentar manter a atenção no que realmente está ocorrendo e não nos pensamentos ruins. Isso pode ajudar a pessoa a se conectar com a realidade e tirar o foco da ansiedade. É importante tentar trabalhar a respiração de maneira pausada e profunda( técnica do peixinho, LINK https://www.youtube.com/watch?v=PW4_Ysjz9yU ), para acalmar tanto os sintomas físicos como emocionais, ajudando na recuperação de controle e relaxamento. Se aproximar de alguém de confiança também ajuda a sentir-se mais seguro nesse momento.

Para evitar possíveis crises, principalmente durante o isolamento social, procure se manter informado sobre a pandemia no mundo, mas evite o excesso de informações, seja por meio da televisão, rádio, redes sociais ou grupos de WhatsApp ,  mantenha a mente ocupada e direcionada a outro foco que não seja a pandemia. Outra dica é manter uma rotina, realizando atividades físicas em casa.

Quem trabalha em home office, deve seguir com a sua produção no trabalho, dentro do horário do expediente. E mesmo de longe, é possível manter os laços afetivos, seja com amigos ou familiares, dedique alguns minutos da semana para ligar para os entes queridos, ou fazer videoconferências. Além disso, não se  descuide da alimentação e respeite o horário do sono.

E o principalmente, faça atividades prazerosas, como pintar, costurar, cozinhar, escrever, ler, ouvir músicas, entre outras tantas..

Lembre-se

“Tudo que lhe dá prazer te confere uma sensação de bem-estar, melhorando seu quadro emocional, por isso, encontre momentos em seu dia para realizar atividades que te tragam alegria. 

Nosso corpo precisa de momentos de relaxamento para aliviar o estresse e os momentos de tensão. A meditação, os exercícios físicos e o relaxamento são ótimos para trabalhar o controle da ansiedade.” Acredite tudo isso vai passar, só precisamos nos manter saudáveis e ter confiança em Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog C@st da Mih compõe o MiniC@st da Mih e como o nome já diz é um mini podcast de maior freqüência , podendo ser diário ou semanal...de...