quarta-feira, 16 de setembro de 2020

MULHER GAÚCHA, UM LEGADO DE BRAVURA!

 

 MULHER GAÚCHA! EP 17

 TEXTO  Guilherme Milani Lorscheider  ( COM ADAPTAÇÕES)


VOCÊ PODE OUVIR ESSE PODCAST NO SPOTIFY PELO LINK
OU NO YOUTUBE 
ACESSE  O CANAL DO PROF@ MI ..COISAS DE ESCOLA, SE INSCREVA E ACOMPANHE:https://www.youtube.com/c/MIRIANMACHADO2014


 


-

Nos dias atuais, muito se discute sobre a representatividade da mulher no mundo.  Com o avanço do feminismo através dos tempos, desde a Revolução Francesa onde a mulher, de fato, construiu uma independência maior e até os dias atuais a história da emancipação da mulher tomou rumos diversos.

A mulher gaúcha teve  um  papel corajoso e pioneiro na história, sendo  peça fundamental para a construção da república rio-grandense.

Temos a personagem criada por Érico Veríssimo: Ana Terra. Em seus livros O Continente I e II, que deixa claro que a mulher contribuiu fortemente para a construção da história do Rio Grande do Sul. O uso da personagem como exemplo, deve-se porque é o espelho do atual modelo da mulher gaúcha.

“Sua personalidade forte, de garra, obstinação e resistência frente a todas as perdas e violências que sofreu fazem de Ana Terra um símbolo da mulher gaúcha. Traços da personalidade de Ana e sua crença na vida serão encontradas nas mulheres das gerações futuras da família Terra Cambará, principalmente de sua neta Bibiana.”

Quando falamos da Guerra dos Farrapos e suas grandes batalhas e feitos, a presença feminina é negligenciada. Quando pensamos em mulher na Guerra dos Farrapos, logo pensamos em Anita, mas sem ser ela; o que sabemos da atuação da mulher em combate? A resposta é: quase nada!

Em uma sociedade quase que exclusivamente de militares, que tem tradição machista e direciona a mulher – desde cedo – aos afazeres domésticos e deveres religiosos enquanto esperava um cônjuge. Todo mundo sabe que a Revolução Farroupilha durou 10 anos! Mas a pergunta é: onde estavam as mulheres durante inúmeros ataques, incêndios e mortes? A resposta é simples.

 A mulher estava conquistando seu espaço! Registros da época relatam alguns grupos espalhados pelo estado com propostas distintas. Fazendeiras que substituíram o administrador, liberando o gado mediante recibo ou vendo o rebanho espoliado. Barqueiras comandavam pequenas embarcações com produtos agrícolas para o mercado porto-alegrense; muitas acompanhavam seus maridos em combate para o cuidado dos feridos e por aí, a lista só aumenta.

 Importante destacar alguns nomes que fizeram história no pago gaúcho e que poucos ouviram falar:

       Nísia Floresta: chegou ao Sul em 1833 vinda do Nordeste. Cantora, falava sobre as farturas das chácaras-cinturão verde de Porto Alegre. Traduziu a obra “Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens”, caracterizada por ser ousada e muito avançada. Como forma de minimizar os efeitos da ousadia causada pela obra, a imprensa a silenciou.

       Ana de Barandas: grande questionadora de homens conservadores, a porto-alegrense era solidária na busca por mais direitos. Inconformada, suas denúncias tiveram repercussão na formação do pioneiro Partido Político Feminino. Foi presa, interrogada e expulsa de Porto Alegre. Em seu livro O Ramalhete (1845), argumenta que a mulher deve ter vontade própria para abraçar a causa que ache vantajosa.

       Marquesa de Alegrete: heroína anônima, nobre pampeana, que em 14 de janeiro de 1717, na Batalha de Catalan, ao lado do esposo Marques de Alegrete – Luiz Telles de Caminha e Menezes serviu como enfermeira, mãe e até soldado, na demarcação de fronteiras do nosso pago gaúcho.         

Mulheres atuantes que vale a pena pesquisar um pouco e sair do estigma que a história rio-grandense foi somente formada por homens.

A história das mulheres gaúchas do passado deixou um legado de bravura e determinação para as mulheres atuais.

 A representatividade e a voz feminina está mais ampla e estamos preparadas para expressar  opiniões  e posicionamentos sem medos.

 

Nosso trabalho é de formiguinha...mas avançamos cada dia mais, ocupando espaços e defendendo os nossos direitos! Somos a VOZ DE TODAS AS FRIDAS!

 

 PROF@ MI...COISAS DE ESCOLA É AFILIADA A REDE GAÚCHA DE PODCASTERS – O PODCASTHÊ, A NAÇÃO PODCASTERS E INTEGRANTE DO PODCAST AVOZ DAS FRIDAS DA RADIO FRIDA ROCK. CONHEÇA NOSSO TRABALHO, OUÇA A NOSSA VOZ...ESTAMOS EM TODOS OS AGREGADORES E REDES SOCIAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog C@st da Mih compõe o MiniC@st da Mih e como o nome já diz é um mini podcast de maior freqüência , podendo ser diário ou semanal...de...