terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

7 DICAS PARA FORMAR FILHOS LEITORES


1. Comece a ler desde a gestação. Pode parecer estranho fazer a leitura de textos em voz alta para a barriga, mas está provado que – desde os primeiros meses de vida – os bebês são capazes de ouvir. E mais importante do que a escuta, é a criação do vínculo que pode se estabelecer entre pais, filhos e livros.
2. Defina um tempo para leitura no dia a dia.Torne essa experiência algo que faça parte da rotina da família. Não é preciso criar grandes rituais, mas a frequência ajuda na construção do hábito.
3.Deixe a vergonha de lado. Não tenha medo de resgatar o ator/atriz que há em você. Faça vozes, crie brincadeiras, divirta-se.
4. Fique atento à escolha de livros. O mercado está repleto de livros para crianças que não possuem qualidade literária e que subestimam a inteligência do leitor. Deixe de lado critérios como idade e gênero. Procure indicações que contemplem a experiência leitora, os interesses do seu filho e os temas que gostaria de apresentar a ele.

5. Frequente bibliotecas e livrarias. Acompanhe blogs e sites especializados, como A Taba.Garimpe, procure além dos livros que estão expostos nas prateleiras. Aprenda a escolher, escolhendo.

6. Mantenha os livros ao alcance, mesmo no caso das crianças muito pequenas. Não tenha medo que eles se danifiquem. Livro bom é livro lido.

7. Ajude seu filho a formar uma biblioteca pessoal. Ela poderá ajudá-lo a contar a sua história de leitor. Invista uma parte do seu orçamento para compra de livros. Os serviços de assinaturas, como o Clube de Leitores – A Taba – podem ser uma ótima forma de fazer isso, com obras selecionadas por especialistas e entregues mensalmente em casa.
* As dicas acima foram compartilhadas no bate-papo realizado em janeiro com Daisy Carias de Oliveira onde conversamos sobre as relações entre pais, filhos e livros e sua importância na formação de novos leitores.
Daisy é jornalista e escreve periodicamente no blog A cigarra e a formiga indicando os livros e outros produtos culturais que experimenta junto com seu filho, Francisco.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Dez dicas para inclusão de alunos com Autismo


Dez dicas para inclusão de alunos com Autismo
Quando as aulas começam, os professores recebem estudantes com diversas formações, habilidades e necessidades de aprendizagem para suas salas de aula. Alunos com Transtornos do Espectro do Autismo(TEA) podem apresentar desafios para até mesmo o "professor mais experiente" e neste breve artigo, gostaríamos de compartilhar 10 estratégias que podem facilitar o caminho para uma experiência de sucesso escolar para o aluno e do professor....
1) Aprenda sobre Transtornos do Espectro do Autismo
Você vai se sentir muito mais confiante, se você tiver algum conhecimento sobre o autismo. É preciso manter em mente que o cérebro da pessoa que tem TEA é diferente em algumas das suas estruturas, bem como a nível celular. Acesse informações pela internet como manuais gratuitos como "Autismo: manual para escola" ou videos, procure fontes confiáveis e trabalhos sérios. muitas informações na Internet nem sempre são confiáveis). aqui um link de manual da @Autism Speaks, que oi traduzido para português pelo pessoal do Autismo e realidade...http://goo.gl/eVbGCX
2) Conheça o seu aluno
Devido a dificuldades de comunicação que são inerentes ao TEA, o aluno pode não ser capaz de compartilhar informações e interesses pessoais com você. Aproveite o tempo para conversar com os pais sobre os interesses da criança e atividades preferidas, brinquedos e hábitos. Quais são seus pontos fortes? Quais são as suas áreas de especial dificuldade? Quais são os tipos de coisas que ele desfrutou na escola no passado? Pode haver formas de acomodar interesses especiais para reforçar o interesse do aluno em atividades de sala de aula. Além disso, pode ser muito útil deixar o aluno saber algumas informações sobre você - você tem filhos? animais de estimação? Quais são os nomes deles? Quais são os seus hobbies?
3) Prepare o ambiente
Enquanto cartazes decorados, amostras de trabalho dos alunos e obras de arte pode ser estimulante para os alunos típicos, para os alunos com TEA este tipo de decoração pode ser muito perturbador e impedi-lo de ser capaz de se concentrar e atender às tarefas. Sempre que possível, para permitir que uma área na sala onde uma barreira visual para as outras atividades na sala pode ser criado. Em uma superfície de parede lisa, coloque cronograma e trabalho exemplares do aluno. O mais importante, manter a área simples e organizada. Ao ajudar o aluno a construir bons hábitos, use caixas de trabalho: novo trabalho na esquerda, obra concluída no lado direito. (Para entender mais procure pessoas que conheçam ou leia sobre recurso de estratégias de ensino estruturado...)
4) Entenda o estilo de aprendizagem do aluno com TEA
Para a maioria dos alunos com TEA, o estilo de aprendizagem visual é a mais eficaz e eficiente. Informações obtidas De forma visual é processado muito mais facilmente do que a linguagem falada.
- Pense em traduzir o que você diz sobre o que o aluno pode ver. Isto pode assumir a forma de imagens, textos, gráficos, diagramas e exemplos.
- Quando é necessário fornecer informações verbalmente, dê instruções curtas e simples. E lembre de dar tempo ao aluno para processar as informações e fornecer um guia visual sempre que possível.
- Muitos alunos podem não ser capazes de aprender a ler de forma eficiente através de uma abordagem baseada em fonética. Esteja aberto a abordagens alternativas, como o reconhecimento palavra inteira vista.
- Outro aspecto fundamental do desempenho é a dificuldade com a impressão e escrita vivenciada por muitos alunos com TEA. - - Incentivar o desenvolvimento de habilidades de digitação e permitir o trabalho escrito possa ser feito em um teclado(digitado), em vez de com um lápis.
5) Estabelecer comunicação da escola / casa
No início do ano escolar, se reunir com pais do aluno para discutir a forma e modelo para a comunicação escola / casa. idealmente, a preparação da comunicação diária deve envolver o aluno e ser um componente de sua rotina diária. É fundamental que o professor leia e assine o livro todos os dias e escrever nele... Chamar os pais regularmente para compartilhar uma boa notícia, o aluno pode não ser capaz de compartilhar informações de si mesmo. Se houver problemas difíceis de tratar, uma chamada telefônica ou uma reunião pode ser mais apropriado. É essencial que a comunicação não ser compreendido por um rosário de delitos do aluno. Os pais querem saber o que foi demonstrado aprendizagem, que história foi lida, que novas palavras foram aprendidas, e outras pequenas realizações e acontecimentos do dia.
6) Conscientizar os colegas sobre os alunos com TEA.
O Treinamento de conscientização dos colegas pode aumentar significativamente a compreensão do aluno com TEA. É importante perguntar aos pais como e se eles gostariam de permitir informações sobre seu filho para ser compartilhado. Enquanto muitos pais estão de acordo com isto, os outros não são e os seus desejos devem ser respeitados. Desmistificação da TEA para estudantes neurotipicos abre o caminho para a inclusão bem-sucedida. Vídeos, como aqueles criados para mostrar como um autista vivenciam o mundo. Ou filmes com esse tema, são ótimas dicas...
7) Programação visual
Dependendo da idade ou nível de habilidade do aluno, a programação visual pode ser composto de objetos, fotografias, símbolos de imagem ou palavras. A programação é usada para mostrar à criança quais atividades terão lugar durante uma seção especial do dia e em que ordem. O principal objetivo da programação é para reduzir a ansiedade do aluno, deixando-o saber que o futuro imediato não é um vazio desconhecido, mas que existem atividades, a maioria dos quais ele vai gostar, através do qual ele vai progredir
8) A assistência no comportamento e muita compreensão
Alunos com TEA ocasionalmente têm dificuldades com o comportamento causado por fatores como ambientes irritantes ou sensoriais, frustração por não ser capaz de comunicar, questões de saúde, percepções incorretas de situações sociais, etc. Tenha em mente que o aluno com TEA pode não perceber o mundo como os outros fazem. Se necessário, a assistência acesso a aprender sobre como fazer uma Análise de Comportamento Funcional para discernir o propósito de comportamento dos alunos: o que é que esse aluno está tentando alcançar? Atenção? Evasão? Escape? Muitos alunos com TEA não gostam (ou talvez nem mesmo entendem) o elogio verbal. Muitas vezes, um reforçador tangível pode ser necessário e isso pode incluir alimentar. Se uma pequena porção de um alimento preferido (como um biscoito ou bala) fornece um incentivo para o comportamento desejado ou é uma recompensa eficaz, então é isso que precisa ser usado. Outros alunos entendem e é justo.
9) Trabalhar com um assistente
Muitas vezes, os alunos com TEA e outras deficiências de desenvolvimento beneficiam de assistente de ensino de apoio para ajudá-los a participar de tarefas acadêmicas, bem como atividades sociais. Assistentes de ensino também ajudam a controlar ambiente e experiência do aluno para reduzir as chances de dificuldade comportamental. Para alguns professores, que tem um aluno com TEA na sua classe, pela primeira vez, também pode significar que eles estão trabalhando com um assistente de ensino, pela primeira vez. Neste relacionamento extremamente importante deve ser cuidadosamente fomentada e mantida. Cortesia, consideração e comunicação são fundamentais.
10). Equipe colaborativa e participativa
Não há força nos números. Para melhor atender os alunos em ambientes inclusivos, trabalhar em colaboração com todos os funcionários que prestam serviços para o Aluno. Cada membro da equipe traz a sua própria experiência e conhecimento para trabalhar com os alunos com autismo. Organizar horários específicos em que todos os membros da equipe podem se unir para planejar, discutir o progresso do aluno, e dar apoio um ao outro.
___
E, finalmente, nunca diga: "mas eu tenho 25 outros estudantes." Independentemente de haver ou não ou se o aluno tenha assistente de ensino de apoio, você é seu(sua) professor(a). Ele precisa saber que ele, também, é digno de sua atenção individual. O olhar em seu rosto e o som da sua voz como você saudar o aluno que tem TEA na sua classe a cada dia dará o exemplo para todos...
Ref/creditos:
post adaptado e baseado nos seguintes artigos:
- Ten Tips for Teachers: Welcoming a Student with an ASD to Your Classroom
por Leslie Broun and Pat O'Connor were project managers for Provincial Teachers' Assistant Training Initiative , a publicly funded initiative that was completed in June 30, 2009.
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Ten Tips for Successful Inclusion of Students with Autism Spectrum por : *portal.esc20.< artig Special Education autism

O MESTRE DOS MESTRES -PAULO FREIRE


Obra completa de Paulo Freire grátis para download

Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire. Estão disponíveis para download gratuito vídeos de aulas, conferências, palestras, entrevistas, artigos e livros do educador

paulo freire obra download
Obra de Paulo Freire está disponível na internet. (Foto: Reprodução)
O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.
Para os interessados em aprofundar os ensinamentos freirianos, o Centro de Referência também disponibiliza artigos e livros que podem ser baixados gratuitamente.

Educação como liberdade

Internacionalmente respeitado, os livros do educador foram traduzidos em mais de 20 línguas. No Brasil, tornou-se um clássico, obrigatório para qualquer estudante de pedagogia ou pesquisador em educação. Detentor de pelo menos 40 títulos honoris causa (concedidos por universidades a pessoas consideradas notáveis), Freire recebeu prêmios como Educação para a Paz (Nações Unidas, 1986) e Educador dos Continentes (Organização dos Estados Americanos, 1992).
Leia também
“Defendo a educação desocultadora de verdades. Educando e educadores funcionando como sujeitos para desvendar o mundo”, dizia Freire. A educação como prática da liberdade, defendida por ele, enxerga o educando como sujeito da história, tendo o diálogo e a troca como traço essencial no desenvolvimento da consciência crítica.
Clique aqui para acessar o acervo Paulo Freire

domingo, 4 de janeiro de 2015

TÉCNICAS DE RELAXAMENTO PARA ALUNOS AGITADOS...

ENSINAR O ALUNO A RELAXAR: QUANDO USAR?
As técnicas de relaxamento servem para relaxar uma criança inquieta e nervosa, aquelas que não conseguem se concentrar, as que possuem medos e tensão e mesmo para aquelas que não conseguem falar em público pela ansiedade excessiva.
 
Para propor um momento de relaxamento, devemos proporcionar um ambiente tranquilo e sereno começando com um jogo durante quinze minutos, diariamente, por pelo menos vinte dias.
 
Sendo assim, podemos ensinar os alunos a:
 
- relaxar mãos e pés: feche a mão direita, contando até cinco e abra. Repita este procedimento por três vezes e troque de mão fazendo o mesmo;
 
- relaxar o pescoço: mexa o pescoço para a direita e a esquerda por cinco vezes. Depois para frente e para trás e, finalmente, dar uma volta com a cabeça por cinco vezes. Esta atividade pode ser feita de pé ou sentada;
 
- relaxar os dedos; deitado em um colchonete com uma música calma, relaxar os dedos e fazer um círculo com o dedos;
 
- exercícios de respiração: pode ser feito deitado ou de pé. Encher os pulmões de ar. Contar até dez e soltar. Iniciar com três repetições e ir aumentando até dez;
 
- observa e imagina: deitado e um colchonete, com uma música calma, peça para o aluno pensar em algo e que fique pensando nesta cena por pelo menos dez segundos;
 
- imaginação; peça que o aluno imagine uma nuvem branca muito grande e no meio dela um ponto preto. Peça para o aluno fixar a atenção no ponto preto por trinta segundos.

By Atividadeparaeducacaoespecial.com   

COMO DIMINUIR O STRESS DAS VIAGENS NAS FÉRIAS

5 dicas para diminuir o estresse nas viagens de férias

Fonte traduzida: http://www.autismspeaks.org/blog/2014/12/19/holiday-road-trips-five-tips-reduce-stress

Embora as férias sejam um tempo maravilhoso para passar com a família e amigos, viagens podem ser estressantes para muitas pessoas com autismo e seus parentes. Para algumas famílias, dirigir para visitar parentes pode se tornar uma tarefa complicada. No entanto, com um pouco de planejamento você pode ajudar a deixar as viagens mais tranquilas para todos. Para isso, reunimos algumas dicas para você manter em mente quando se prepara para uma viagem de carro durante as férias.

1. Leve suprimentos

Uma boa estratégia para manter as crianças felizes no carro, ônibus ou avião é uma mala com vários brinquedos, jogos e distrações para o seu filho. Considere a compra de alguns brinquedos e itens pequenos e bem baratos e os coloque em uma sacola para levar na viagem - vai ser emocionante quando seu filho abrir. Descobrir brinquedos novos irá ocupá-lo por um pouco mais tempo. Outras coisas para levar:
  • Brinquedos preferidos
  • Livros
  • Música
  • Fones de ouvido
  • Itens sensoriais portáteis
  • Roupas para trocar
  • Se o seu filho comunica-se usando um método alternativo, certifique-se que você está levando todos os dispositivos necessários
Se você tem um iPad, tablet ou leitor de DVD portátil, estes podem ser muito bons para manter seu filho ocupado no carro. Baixe um filme antes da viagem ou leve alguns de seus DVDs favoritos para ele assistir.

Certifique-se também de trazer alguns lanches e bebidas favoritas, especialmente se o seu filho tem restrições alimentares, para evitar quaisquer problemas relacionados à fome.



2. Use suporte visual

Crianças com autismo, muitas vezes, se dão bem com imagens e efeitos visuais. Antes de saírem, vocês poderiam fazer uma programação bem visual (como uma história em quadrinhos) da viagem, para que seu filho saiba o que esperar. Inclua coisas como intervalos para banheiros, paradas para refeições e atividades que seu filho possa fazer no carro, por exemplo.

3. Dê espaço

Se você tem mais de uma criança acomodada, as probabilidades delas começarem a incomodar-se entre si é grande. Pense em algumas maneiras de garantir que cada criança tenha seu próprio espaço e uma não invada o espaço da outra. Considere levar um travesseiro grande para colocar entre os assentos, ou, se possível, deixe um assento livre no meio caso esteja no carro. Certifique-se que os irmãos têm seus próprios brinquedos para evitar brigas. No ônibus e avião, deixe as crianças separadas, ficando ao lado de uma. Fones de ouvido são bons, pois cada criança pode ouvir sua própria música ou assistir seu próprio filme.

4. Faça uma pausa!

Antes de sair, analise a duração da sua viagem. Quanto tempo seu filho ficará sentado antes de começar a ficar impaciente? Se você está planejando dirigir por algumas horas, selecione algumas paradas estratégicas em que o seu filho poderá sair, esticar as pernas, usar o banheiro, e escapar do carro por alguns minutos. Certifique-se de ouvir o seu filho quando ele indicar que precisa parar para fazer uma pausa - melhor perder um pouco de tempo do que enfrentar um pico de ansiedade na estrada!

No entanto, tenha em mente que algumas crianças têm problemas com paradas frequentes. Se este for o caso do seu filho, tente limitar o número de vezes que ela tem que entrar e sair do carro.

5. Pratique e comportamento positivo recompensa

Em vez de esperar até que seu filho tenha um comportamento desafiador, tente perceber os momentos em que ele está sentado em sua cadeira de forma adequada e calmo. Recompense isso com um sorriso, um carinho. Você pode até pensar em uma recompensa especial para seu filho no final da viagem por ter se comportado bem e seguido as regras.

Para as crianças que não gostam de viajar, é bom praticar com pequenas distâncias antes da grande viagem! Comece levando seu filho em uma curta distância de carro. Então, gradualmente, aumente a duração do tempo.

Embora a perspectiva de várias horas no carro possa soar estressante, um pouco de preparação pode te ajudar a fazer uma viagem mais suave!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Como aplicar a LEI DA TERMINALIDADE ESPECÍFICA

Educação Inclusiva

Como funciona a terminalidade específica para os alunos que não apresentam evolução na aprendizagem?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394\96, Inciso II do Artigo 59, Resolução CNE\CEB 02\01, Artigo 16 e Parecer do Conselho Nacional de Educação 17\01, é prevista a terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências. A terminalidade específica prevê viabilizar ao aluno com grave deficiência intelectual ou múltipla, que não apresentar resultados de escolarização previstos no Inciso I do Artigo 32 da LDBN, terminalidade específica do ensino fundamental, por meio da certificação de conclusão de escolaridade, com histórico escolar que apresente, de forma descritiva, as competências desenvolvidas pelo educando, bem como o encaminhamento devido para a educação de jovens e adultos e para a educação profissional. Cabe aos Estados e Municípios estabelecerem critérios para o gerenciamento deste dispositivo legal. Mais informações Planalto do Governo - Lei no 9.394, de 20 de Dezembro de 1996 - http://www.planalto.gov.br

terça-feira, 8 de julho de 2014

FRASES SOBRE DIVERSIDADE

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Frases para Reflexão sobre diversidade


"Há homens que lutam por um dia e são bons; há outros que lutam por um ano e são melhores;  há outros, ainda que lutam por muitos anos e são muito bons; há, porém, os que lutam por toda a vida, estes são os imprescindíveis." (Bertold Brecht)

"Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos". (E. Galeano)


"E guardemos a certeza pelas próprias dificuldades já superadas que não há mal que dure para sempre." (Chico Xavier)


"A grande ciência da vida é aprender a recomeçar. Recomeçar com confiança e entusiasmo." (Lições de Dorina Gouveia Nowill - Para quem quer ver além)

..."Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem"......"O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido"... (Rubem Alves)

"O conhecimento partilhado em igualdade de condições, com todos, deve ser a motivação de nossa existência" (anônimo)

"Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades." ( Hallahan e Kauffman, 1994)
"Inclusão é sair das escolas dos diferentes e promover a escola das diferenças" (Mantoan)

"Um dia quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste" (Sigmund Freud)


"Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais". (Peça de teatro: Vozes da Consciência,BH)



"Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres". (anônimo)



"É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos."
(Antoine de Saint Exupéry)

"Se queres ser cego, sê-lo as...se podes olhar, vê; se podes ver, repara." (José Saramago/Ensaio sobre a cegueira)

"A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." (Ghandi)


"capacidade de luta que há em você, precisa de adversidades para revelar-se."
(Pierre Schurmann)



“Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado” (Albert Einstein)

"Começar já, é metade da ação" (provérbio Grego)

"Se as coisas são inatingíveis, não é motivo para não querê-las. Que tristes os caminhso se não fora a presença distante das estrelas".
(Mário Quintana)


"Em qualquer circunstância existe "possibilidade infinita" (anônimo)


"Não devemos ter medo dos confrontos... até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas" (Charles Chaplin)

"A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos." (Montesquieu)



"Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário" (Albert Einstein)

"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão" (Paulo Freire)


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós, deixam um pouco de si, levam um pouco de nós." (Saint Exupéry)


"Desconhecendo-nos a nós mesmos, frequentemente suplicamos por males que poderes superiores nos negam para o nosso próprio bem." (William Shakespeare)

"Quando uma porta da felicidade se fecha, outra se abre. Muitas vezes ficamos tanto tempo olhando para a porta fechada que não vemos a que se abriu." (Helen Keller)


"Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes" (Paulo Freire)


"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!" (Dave Weinbaun)

"Por que nos contentamos em viver rastejando, quando sentimos o desejo de voar?" (Hellen Keller)


"A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea" ( Mahatma Gandhi)

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância" (Sócrates)


"Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças" (Mantoan)

"Suba o primeiro degrau com fé. Mesmo que você não veja toda a escada, apenas dê o primeiro passo." ( Martin Luther King)


" O que importa não é aquilo que fizeram de ti mas, o que vai fazer com o que fizeram de ti" (Sartre )

..."Sem a Educação das Sensibilidades, todas as Habilidades são tolas e sem sentido"...(Rubem Alves)

"Eu acredito na sorte. Toda vez que ela me procura eu estou no meu ateliê trabalhando" (Picasso)

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!" (Francis Bacon)

"A persistência é o caminho do êxito" (Charles Chaplin) 


''Tratar igualmente o igual e desigualmente o desigual'' (Aristóteles )

‏“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos...(Art. 1º)”
Declaração Universal do Direitos Humanos (1948)

"Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos." (M. Luther King

"Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo" (Carlos Drumond de Andrade)

" O universalismo que queremos hoje é aquele que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir daí, surgem muitas diferenças que devem ser respeitadas. Temos direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)


"Existem muitos motivos para não se amar uma pessoa, apenas um para amá-la"
(Carlos Drummond de Andrade)


"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com a sua reputação. Porque sua consciência é o que voce é, a sua reputação é o que os outros pensam de voce. E o que os outros pensam de voce é problema deles" (autor desconhecido)

"O medo cega, (...) já éramos cegos no momento em que cegamos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos" (José Saramago / Ensaio sobre a cegueira)


"Não há barreiras que a mente humana não possa transpor"
(Hellen Keller)

"Se os meus olhos não me deixam obter informações sobre homens e eventos, sobre idéias e doutrinas, terei de encontrar uma outra forma." (Louis Braille)

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita."( Mahatma Gandhi)

"O que me preocupa não é o grito dos maus,é o silêncio dos bons" (Martin Luther King)

"A vida não consiste em ter boas cartas na mão e sim em jogar bem as que se tem." (Josh Billings)

"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma nova história. (Gandhi)"

"Valorize os seus limites, e por certo não se livrará mais deles !" (Richard Bach em Ilusões)

"Um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se." (Gabriel Garcia Marquez)

"Seja a mudança que você quer ver no mundo" (Dalai Lama)

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier)

"Ainda que eu fale todas as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor sou como o bronze que soa ou o sino que retine...mesmo que tivesse toda a fé a ponto de ,transportar montanhas, se não tiver amor, eu nada serei. (Paulo, carta aos Coríntios, Cap. 13)"

"Nada é tão nocivo para os povos do que darem-se por satisfeitos com meras palavras e aparências." (François Guizot)

"O presente é a sombra que se move separando o ontem do amanhã. Nela repousa a esperança." (Frank Lloyd Wright)

"Se você aproveitar o tempo a fim de melhorar-se, o tempo aproveitará você para realizar maravilhas" (André Luiz)

"Se tentou e fracassou, se planejou e viu seus planos ruírem, lembre-se de que os maiores homens da história foram produtos da coragem, e a coragem bem sabemos, nasce no berço da adversidade." (anônimo)

"O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar." (anônimo)

"Aquilo que repartir, multiplicar-se-á .Aquilo que não compartilhar, dividir-se-á e desaparecerá." (anônimo)

"Quando você tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser etapa." (anônimo)

" Época triste a nossa... mais fácil quebrar um átomo que um preconceito". (Einstein)

"As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido." (Fernando Pessoa)

"Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." (Clarice Lispector)

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EM RELAÇÃO AOS SURDOS:

"Sem linguagem não somos seres humanos completos e, por isso, é preciso aceitar a natureza e não ir contra ela. Obrigados a falar, algo que não lhes é natural, os surdos não são expostos suficientemente à linguagem e estão condenados ao isolamento e à incapacidade de formar sua identidade cultural."
Vendo Vozes: Uma Viagem pelo Mundo dos SurdosOliver Sacks
"Quando eu aceito a língua de outra pessoa, eu aceito a pessoa.Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos.Quando eu aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem o direito de ser surdo. Nós não devemos mudá-los, devemos ensiná-los, ajudá-los, mas temos que permitir-lhes ser surdo." Terje Basilier

"Os surdos podem comunicar-se mais facilmente e com maior precisão pela Língua de Sinais, porque o cérebro deles se adapta para esse meio e, se forçados a falar, nunca conseguirão uma linguagem eficiente e serão duplamente deficientes."
Vendo Vozes: Uma Viagem pelo Mundo dos SurdosOliver Sacks
"Recuso-me a ser considerada excepcional, deficiente. Não sou. Sou surda. Para mim, a língua de sinais corresponde à minha voz, meus olhos são meus ouvidos. Sinceramente nada me falta. É a sociedade que me torna excepcional..."
Vôo da gaivota, Emmanuelle Laborrit

"Como se sabe, a língua além de ser o principal veículo de comunicação, é também o mais importante meio de identificação do indivíduo com sua cultura e o suporte do conhecimento da realidade que nos circunda. O problema das minorias lingüisticas é, pois, muitas vezes, não apenas a privação da língua materna, mas sobretudo a privação de sua identidade cultural." Lucinda Brito

"A gaivota cresceu e voa com suas próprias asas. Olho do mesmo modo como que poderia escutar. Meus olhos são meus ouvidos. Escrevo do mesmo modo que me exprimo por sinais. Minhas mãos são bilíngües. Ofereço-lhes minha diferença. Meu coração não é surdo a nada neste duplo mundo..."
O vôo da gaivota, Emmanuelle Laborrit

"A língua é a chave para o coração de um povo. Se perdemos a chave, perdemos o povo. Se guardamos a chave em lugar seguro, como um tesouro, abriremos as portas para riquezas incalculáveis, riquezas que jamais poderiam ser imaginadas do outro lado da porta."
Eva Engholm, 1965

" Os limites da minha linguagem denotam os limites do meu mundo." Ludwig Wittgenstein

" Uma língua é um lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites de nosso pensar e sentir." Vergílio Ferreira
" A Escola deve ser um elemento transformador. A isso, acrescentaríamos: deve sê-lo de modo especial para o surdo, mais do que para qualquer outra criança ouvinte, pois temos que admitir o seu universo, mas transformar a sua deficiência em eficiência. Talvez, mais do que educadores em geral, tenhamos o compromisso com a escola transformadora."
*Alfredo Goldback* adaptação

" No mundo há muitas línguas diferentes, mas cada uma tem seu sentido. Porém, se eu não entendo a língua que alguém está falando, então quem fala é estrangeiro para mim e eu sou estrangeiro para ele."
*Primeira carta de Paulo aos Coríntios* adaptação

" É impossível para aqueles que não conhecem a língua de sinais perceberem sua importância para os surdos: a influência sobre a felicidade moral e social dos que são privados da audição, a sua maravilhosa capacidade de levar o pensamento a intelectos que, de outra forma, ficariam em perpétua escuridão. Enquanto houver dois surdos no mundo e eles se encontrarem, haverá o uso dos sinais."
*J. Schuyler Long* adaptação

" O universalismo que queremos hoje é aquele que tenha como ponto em comum a dignidade humana. A partir daí, surgem muitas diferenças que devem ser respeitadas. Temos direito de ser diferentes quando a igualdade nos descaracteriza." Boaventura de Souza Santos

" A Língua de Sinais é, nas mãos de seus mestres, uma linguagem das mais belas e expressivas, para a qual, no contato entre si é como um meio de alcançar de forma fácil e rápida a mente do surdo, nem a natureza nem a arte proporcionaram um substituto satisfatório." J. Schuyler Long

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