ATITUDES
INCLUSIVAS FUNDAMENTAIS EM EDUCAÇÃO
Tradução
de Romeu Kazumi Sassaki, 1998.
Todo educador comprometido com a filosofia da inclusão. ..
o
... está mais
interessado naquilo que o aluno deseja aprender do que em rótulos sobre
ele.
o
... respeita o potencial de cada aluno e aceita todos os estudantes
igualmente.
o
... adota urna abordagem que propicie ajuda na solução de problemas e
dificuldades.
o
... acredita que todos os educandos conseguem desenvolver habilidades
básicas.
o
... estimula os educandos a direcionarem seu aprendizado de modo a
aumentar sua autoconfiança, a participar mais plenamente na sociedade, a usar
mais o seu poder pessoal e a desafiar a sociedade para a
mudança.
o
... acredita nos alunos e em sua capacidade de
aprender.
o
... deseja primeiro conhecer o aluno e aumentar a sua
autoconfiança,
o
... acredita que as metas podem ser estabelecidas e que, para
atingí-Ias, pequenos passos podem ser úteis.
o
... defende o princípio de que todas as pessoas devem ser incluídas
em escolas comuns da comunidade.
o
... sabe que ele precisa prover suportes (acessibilidade
arquitetônica, atendentes pessoais, profissionais de ajuda, horários flexíveis
etc.) a fim de incluir todos os alunos.
o
... está preparado para indicar recursos adequados a cada necessidade
dos alunos, tais como: livros, entidades, aparelhos.
o
... sabe que a aprendizagem deve estar baseada nas metas do aluno e
que cada aluno será capaz de escolher métodos e materiais para aprender as
lições.
o
... sabe que, nos programas de alfabetização, os seguintes métodos
são eficientes: redação de experiências com linguagem, histórias e outros
textos sobre temas que o aprendiz conhece; alfabetização assistida por
computador; material disponível no cotidiano do público; leitura assistida ou
pareada usando livros convencionais e livros falados; debate após atividade
extra-classe; coleção de histórias de vida dos próprios alunos; uso da lousa
para escrever um texto em grupo; colagem com recortes de revistas, entre
outros.
o
... fornece informações sobre recursos externos à escola e intermedia
a conexão com pessoas e entidades que possam ajudar o aluno na
comunidade.
o
... estimula outras pessoas importantes na vida do aluno a se
envolverem com o processo educativo.
o
... é flexível nos métodos de avaliação pois sabe que os testes,
provas e exames provocam medo e ansiedade nos alunos.
o
... utiliza as experiências de vida do próprio aluno como fator
rnotivador da aprendizagem dele.
o
... indaga primeiro se o aluno quer partilhar
dados sobre sua deficiência e só em caso afirmativo passa essa informação para
outras pessoas.
o
... é um bom ouvinte para que os alunos possam falar sobre a
realidade da vida que levam.
o
... adota a abordagem centrada-no-aluno e ajuda os estudantes a
desenvolverem habilidades para o uso do poder pessoal no processo de mudança da
sociedade.
Fonte: The Roeher lnstitute. Speaking of Equality: A Guide to Choosing an Inclusive Literacy Program for People with
lntellectual Disability, Their Families, Fdends and Support Workers. North York, Ontario: The Roeher lnstitute, 1995, 35 p.
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