Informações básicas sobre as deficiências (extraido do site: Música & Inclusão)
- Pessoas que possuem Mielomeningocele, uma deficiência no fechamento do tubo neural, tendem a desenvolver importante alergia ao látex (cuidado com materiais como bexiga de festa);
- Pessoas com Síndrome de Down, podem desenvolver cardiopatias e alguns problemas nas vértebras próximas ao pescoço. Portanto, antes de fazer alguma atividade que exija da capacidade física, o professor deve saber mais a respeito do diagnóstico de seu aluno;
- Pessoas com deficiência mental, geralmente, possuem grande dificuldade em abstrair as informações. Portanto, o ideal é utilizar sempre materiais concretos, em que ela possa não somente ver o que está sendo “explicado”, mas se der, tocar, experimentar;
- Pessoas cegas desde a infância, se não forem bem estimuladas desde pequenas, podem desenvolver esteriotipias (espécie de cacoetes), bem como, problemas quanto a motricidade, principalmente fina;
- Cores muito berrantes podem dificultar a compreensão por parte das pessoas com problemas neurológicos;
- Aparelho auditivo não faz com que pessoas surdas passem a ouvir, mas sim, dá àqueles que já possuem resíduo auditivo, maior consciência de ambiente sonoro. Amplia sua percepção quanto aos ruídos e som;
- Pessoas com apraxia não aparentam (externamente) ter nenhuma dificuldade motora, mas quando precisam realizar alguma ação estipulada podem não conseguir executá-la. O problema é na passagem da informação do cérebro para o membro que precisa realizar a ação. Uma pessoa apráxica pode ter dificuldade em escrever, ler, pouca coordenação motora, confundir direita com esquerda, dentre outras coisas. Essa pessoa não possui deficiência mental nem física. O professor deve sempre ficar atento, pois alunos com esse tipo de problema muitas vezes são nomeados preguiçosos quando na verdade possuem uma dificuldade de organização neurológica.
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