quarta-feira, 15 de maio de 2013

INCLUSÃO....QUAL A MINHA OPINIÃO




Inclusão, qual a sua opinião:
* O que é?
   Inclusão é estar com... é interagir com o outro. É conviver e ter a capacidade de entender e reconhecer as necessidades deste indivíduo, é ter o privilégio de conviver e compartilhar vivências com pessoas diferentes de nós.
  É acolher todas as pessoas sem exceção!

* Por quê?
A educação inclusiva faz  a sociedade ser mais  justa , pois dá oportunidade para que todos, sem qualquer tipo de discriminação, ocupem seu espaço dentro de um contexto social. Se isso não ocorrer, as pessoas com deficiências físicas ou intelectuais, serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade.

*Como fazer?
 Diferentemente do que muitos pensam, inclusão é mais do que matricular o aluno ou ter rampas e banheiros adaptados. É necessário que o projeto político pedagógico seja baseado na reflexão e amparado legalmente , valorizando a cultura, a história e as experiências pré-existentes do aluno.
  As práticas pedagógicas devem ser revistas , selecionadas e adequadas a cada aluno, visando a aquisição do conhecimento formal e a socialização.

* Qual a sua metodologia?
Utilizo metodologias variadas e todos os recursos disponíveis, procurando através de pesquisas e apoio especializado, encontrar meios e subsídios para embasar minhas práticas em sala de aula.


* Você tem alguma formação específica? Qual?
 O meu papel como professor é ser regente de classe, e não especialista em deficiências. Essa responsabilidade é da equipe de atendimento especializado. Apesar disso sou professora-pesquisadora com foco específico em inclusão, pois acredito que preciso me atualizar e procurar meios para melhorar o meu desempenho em sala de aula e oferecer sempre o melhor para meus alunos.

*Como é ter um estudante portador de necessidades especiais?
Devo discordar do termo " portador de necessidades especiais", pois a palavra "portador" nos remete  ao " querer portar ou não", utilizo o "ter uma deficiência física ou intelectual".
Portanto, ter um aluno com" deficiência física ou intelectual" é gratificante e emocionante, pois vibramos com cada avanço apresentado. A escola tem que ser o reflexo de como é a vida no lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos.

* Como é a aceitação dos outros alunos e pais em relação ao portador de necessidades especiais?
Ótima, tanto dos alunos, quanto dos pais. Existe entre eles uma relação de amizade e um vínculo forte, que trabalhamos dentro de toda a instituição de ensino, pois a inclusão não acontece só dentro da sala de aula, mas em todo o ambiente escolar.

                                                   

O Blog C@st da Mih compõe o MiniC@st da Mih e como o nome já diz é um mini podcast de maior freqüência , podendo ser diário ou semanal...de...