quarta-feira, 6 de março de 2013

Células -tronco e Esclerose Múltipla


 Pesquisadores americanos anunciaram: pode ser possível usar a pele do próprio paciente e reparar os danos causados pela esclerose múltipla (EM), que é uma doença neurológica atualmente incurável. Há uma d...eficiência do revestimento isolante dos neurônios, a bainha de mielina, a qual é atacada pelo sistema imunológico.

Assim como fios elétricos, os nervos podem ter um "isolante", mas em vez de plástico, o corpo utiliza uma proteína chamada mielina. Nas doenças que resultam em danos à mielina, incluindo a EM, os nervos ficam expostos e os sinais elétricos têm dificuldade para viajar pelo corpo.

O TRABALHO ¬
Uma equipe de cientistas do Rochester Medical Center, nos EUA, empregou os avanços em células-tronco para tentar reparar a mielina. Eles tomaram uma amostra de células da pele humana e converteu-o em células estaminais, que são capazes de se transformarem em qualquer outro tipo de célula no corpo.
O passo seguinte foi o de transformar as células estaminais em versões imaturas de células cerebrais que produzem mielina.
Quando essas células foram injetadas em ratos, que nasceram sem qualquer mielina, os resultados foram significativos, disseram os pesquisadores.

O Dr. Steven Goldman explicou: "a mielina foi produzido em todo o sistema nervoso", e alguns ratos conseguiram uma "expectativa de vida normal". Acrescentou: "na EM as fibras subjacentes nervos ainda estão lá, o objetivo é remielinizá-los". No entanto, todos os pacientes que ainda têm o problema imunológico em questão iriam persistir com o ataque à sua mielina. Nesse sentido, qualquer tratamento teria de ser usado juntamente com outras terapias na tentativa de domar o sistema imunológico.

O Dr. Steven Goldman finalizou: "não há nenhuma razão para ser pessimista", embora os testes de segurança adicionais sejam necessários e a técnica ainda precisasse ser refinada antes de ser utilizada em pessoas. Ele espera começar os testes em humanos em poucos anos.

Fonte da reportagem: http://www.bellenews.com/2013/02/08/health/multiple-sclerosis-nerve-damages-restored-by-skin-cells/#ixzz2Mmb2MY54
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog C@st da Mih compõe o MiniC@st da Mih e como o nome já diz é um mini podcast de maior freqüência , podendo ser diário ou semanal...de...